quinta-feira, 22 de maio de 2008

Dicas- Boa Impressão Imediata

-Seja pontual: planeie a sua chegada para alguns minutos antes da hora marcada, prevenindo possíveis atrasos. Não chegue atrasado;
-Esteja descontraído: algumas pessoas aconselham “seja você próprio”. Mas o que interessa nestas circunstâncias é a projecção de uma imagem de bem estar e auto-confiança. Se você aparenta estar confortável e em controlo, isto ajudá-lo-á na sua nova relação profissional;
-Apresente-se apropriadamente: começe pela forma como se veste. Qual é o vestuário apropriado para a ocasião? Pergunte-se o que vestirá provavelmente a pessoa com quem se irá encontrar, isto poderá auxiliá-lo a encontrar a nota adequada. Uma aparência limpa e cuidada é necessária para todas as ocasiões, profissionais ou sociais.
-Sobressaia: a boa notícia é que uma boa impressão nem sempre requer um conformismo total. Ainda que necessite de hábitos de convivência, ainda que necessite de hábitos de projecção de calma e controlo, mesmo quando nervoso, você deve ser único e comportar-se como tal. Dê alguma personalidade e individualismo à sua aparência e conduta - dentro dos limites do bom senso, claro.
-Sorria!
-Fale com a boca e com o corpo: use a sua linguagem corporal para projectar confiança. -Mantenha-se ereto, sorria, estabeleça contacto visual, cumprimente com um aperto de mão firme. Esteja ciente dos seus tiques nervosos.
-Faça algum “smal talk”: prepare as perguntas para a pessoa que vai encontrar. Tire alguns minutos para aprender algo acerca dela: gosta de desporto? Causas sociais? Viagens? Existe algum em comum entre os dois?
-Seja positivo!
-Seja bem educado: é desconcertante o número de vezes que as pessoas são rudes para com os outros. Não seja uma delas. Esta regra não se aplica somente ao novo cliente, colega ou parceiro, mas com toda a gente, no primeiro e nos encontros que se seguirão. É uma regra de vida. Trate o recepcionista, o empregado, o agente de segurança, como se as suas opiniões fossem tão importantes para si como as de um VIP - porque, por vezes, são-no efectivamente.
Fonte: Comunicação Empresarial

Renata Costa Elias 22/05/08

2 comentários:

Renata disse...

Atualmente as pessoas tiram conclusões precipitadas em relação aos outros. Formam opiniões baseadas na aparência, na linguagem corporal, vestuário, etc. Estas impressões podem ser difíceis ou até mesmo impossíveis de desfazer. É muito importante causar uma boa impressão ao primeiro contato.
Essas dicas são válidas tanto para o lado profissional como pessoal o que facilitará a boa convivência no dia-a-dia.

Renata Costa Elias

Marina Rocha disse...

Hoje em dia, ao primeiro contato, as pessoas reparam muito em você fisicamente. Reparam linguajar, tatuagens, roupa, seus modos, etc. Você passa por uma constante observação antes de ser contratado que continua após o contrato.
É preciso saber reagir a todas essas observações mas nunca deixando de mostrar quem você é realmente.