terça-feira, 10 de junho de 2008

Alternate reality game (ARG), o que é isso?

Um alternate reality game (ARG) é um tipo de jogo que combina as situações de jogo com a realidade, recorrendo aos media do mundo real, de modo a fornecer aos jogadores uma experiência interactiva.
Os ARGs são caracterizados por envolver os jogadores nas histórias, encorajando-os a explorar a narrativa, resolver os desafios e a interagir com as personagens do jogo. Este tipo de jogos desenvolve-se a partir de sites, e-mails, telefonemas, entre outros meios de comunicação comuns.
Os ARGs estão a popularizar-se e consequentemente a crescer em número. Geralmente, os jogos são gratuitos, sendo as despesas absorvidas pela venda de produtos licenciados (como os puzzles de Perplex City) ou pela promoção de um produto já existente (o I Love Bees promove o jogo de vídeo Halo 2).
O primeiro A.R.G. realizado no Brasil foi o projeto Sete Zoom, criado para o creme dental Close-UP em 2001. O desafio central da história era revelar a identidade da modelo virtual Sete Zoom. A trama envolveu o desenvolvimento de várias técnicas inovadoras para aquele momento, como: implantação de um chatter bot, simulação de ataques hacker ao site da Sete Zoom, sites fakes do fã clube da personagem, utilização de avatares 3D, contratação de equipe de "seeders" para gerar buzz sobre o projeto em comunidades virtuais, dezenas de emails falsos etc. Tudo para tornar a personagem Sete Zoom uma celebridade na Web. O ponto alto da história foi a publicação de um ensaio sensual da modelo no site "The Girl", que gerou todo tipo de polêmica. Quando a personagem estava no "auge da fama", uma campanha publicitária foi lançada para comunicar que a marca Close-up tinha contratado a modelo para divulgar suas iniciativas online. Um dado curioso: o A.R.G. de Sete Zoom foi o primeiro do Brasil e talvez tenha sido do segundo no mundo, pois foi lançado quase simultaneamente ao A.R.G "The beast" (criado para promover o filme Inteligência Artificial), considerado o precursor do gênero.

Fonte:Wikipédia

4 comentários:

Anônimo disse...

Aprendemos com o professor Rodrigo Sales, que ARG é um tipo de marketing que ajuda uma determinada marca a promover um produto com a ajuda do consumidor.
Encluíndo: blogs, telefonemas, e-mails,entre outros.
Envolvendo o jogador de uma tal forma que pareça real!

Renata disse...

A Tecnologia ARG é incrível!Misturando ficção e realidade esta ferramenta de marketing conta com uma enorme estrutura de produção com o objetivo de promover algum produto.
Infelizmente os ARGs são pouco conhecidos no Brasil.

Renata Costa Elias 15/06/08

Rosana disse...

O Professor Rodrigo é super fera nestes assuntos inclusive essa matéria de ARG foi muito legal ,o que podemos promover nos blog, e- mails, etc...essa mistura de ficção como disse a Renata é op que descreve esse tema.

Marina Rocha disse...

É simplesmente uma loucura. É tão perfeito que os próprios consumidores acreditam que aquilo é realidade... como no Lost por exemplo.
Ficção e realidade... juntas atrasvés do ARG!