O principal desafio de quem cria identidades visuais é sintetizar, em poucos elementos, a personalidade da marca, expressar graficamente seu valor.E isso, num desenho original e legível.
Para facilitar o entendimento deste processo, vão aqui cinco pontos capitais para que o sucesso seja alcançado.
1°Posse da Marca- A marca é um nome. Antes de se iniciar um projeto de identidade visual, é capital assegurar sua marca, ela deve ser registrada em uma ou mais das 43 classes relacionada, tipo de negócio no qual será usada junto ao INPI- Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
2°Posicionamento- É a síntese da personalidade da marca. Sem um posionamento bem definido, a marca é uma mercadoria.E mercadorias são escolhidas somente com base em seus preços.
3°Público alvo- As pessoas visadas como as principais consumidoras da marca.
4°Quais os principais concorrentes hoje e quais os prováveis concorrentes de amanhã, quando a marca se desenvolve e passa a competir em novos patamares? Deverá ser realizadas pesquizas para que sejam desenvolvidas soluções que se assemelham com a identidade já existente.
5°Parentescos- É muito comum que novas marcas sejam criadas como extensões de outras. O desafio é estabelecer dosagem exata entre similaridade e particularidade, de forma que a nova identidade seja entendida com o grau de parentesco que se deseja transmitir.
Finalizando, a identidade visual é a bandeira de branding. O sinalizador que irá regatar nos consumidores suas experiências sobre a marcas, levando-ás ações pretendidas.
Rosana X. Lanza 07/06/08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
O conceito de marca é bem mais amplo do que a sua representação gráfica. A instituição através de sua marca comunica a intenção de um produto ou serviço com o objetivo de "marcar" positivamente a imagem na mente do consumidor.
Renata Costa Elias 08/06/08
Identidade visual, o próprio nome jah diz, é a identidade da marca. Todas elas precisam ter uma figura, um símbolo, um texto que assim que é visto ou lido, é ligado na cabeça do consumidor imediatamente ao produto de tal marca.
Realmente não é fácil de ser criada, mas com mta paciência, no final sai algo a cara da empresa!!
Identidade visual é uma marca ou logotipo criado para representar um produto!
Não é fácil ser desenvolvida, precisa de muita criatividade e dedicação!
Postar um comentário