domingo, 15 de junho de 2008

Campanhas políticas se espelham no Marketing

Apesar de muitas ações serem restritas por força da lei, os candidatos investem com as ferramentas disponíveis e enfrentam obstáculos muito semelhantes àquelas encaradas pelas empresas em suas ações de Marketing, além de se apoiarem em brechas permitidas pela legislação.
Apesar das restrições legais, é permitida, por exemplo, a distribuição de bonés e camisetas, desde que não estampem o nome do candidato.
Mas o que “vendem” essas campanhas? De maneira superficial, a prática do Marketing de empresas e a aplicada à política possuem os mesmos princípios. Ambos trabalham para garantir a boa imagem do cliente e, sobretudo, vender o "produto" que, no segundo caso, é o voto.
Afinal, preocupações e objetivos comuns aos profissionais de Marketing sempre entraram em pauta nas campanhas políticas, como o posicionamento político , pesquisas de opinião, a mensagem e definição de público-alvo de cada ação, a aproximação com o público e táticas de atração e interesse.

Rosana X. Lanza 14/06/08

3 comentários:

Renata disse...

Interessante às campanhas políticas se espelharem no marketing.
Porém, uma das principais tarefas do marketing é manter seus consumidores(eleitores) satisfeitos.
Na política isso não acontece!Estão simplesmente usando o marketing para vender o voto(produto).
Temos que tomar cuidado com as propagandas enganosas(políticos corruptos)

Renata Costa Elias 14/06/07

Comunicação Nativa disse...

Isso é verdade Renata, no mundo da política temos que tomar muito cuidado com os "marketeiros" falsos. E as propagandas que muitas vezes são enganosas, que trazem só promessas. E por esse ano se um ano de eleição, todos devem prestar muita atenção antes de escolher seu representante.

Izabela Oliveira

Marina Rocha disse...

Desta vez a camapnha política está bastante exigente, quase nada pode ser usado para a promoção do candidato. Mas o pouco que pode, consegue enganar mtas pessoas.
Assim como falo Renata, temos que ter cuidado com as propagandas enganosas!